1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

03/04/2013

Era das Revoluções

A Era das Revoluções foi basicamente a transformação do mundo entre 1789 e 1848 na medida em que essa se deveu ao que aqui chamamos de "dupla revolução": a Revolução Francesa de 1789 e a revolução industrial (inglesa) contemporânea. 
A Revolução Inglesa marca o início da Era das Revoluções Burguesas, na medida em que cria condições para o desenvolvimento acelerado do capitalismo. A Revolução Francesa, cabe definir o perfil ideológico desses movimentos, por seu caráter liberal e democrático.



Nos primeiros 50 anos do século XIX, ocorreram várias transformações na parcela ocidental do mundo. A indústria e as comunicações cresceram significativamente. Outro setor que cresceu foi o militar, pois o interesse em seguir carreira no exército era uma grande atração para a juventude da plebe, influenciada pela filosofia liberalista. Ao mesmo tempo, houve também um processo de expansão da educação primária pública e aumento da população que habitava as principais cidades.

Com isso, a população começa a ter mais acesso à cultura e participar mais de questões referentes à sociedade.  Com as publicações da imprensa abrangendo a opinião publica, este fenômeno aumenta de proporção. Sendo assim, alguns grupos com ideais liberais iniciam movimentos que contestam à Santa Aliança, a qual tinha o objetivo de conter os ideais disseminados pela Revolução Francesa



Com o tempo, os liberais, que anteriormente eram vistos como subversivos, começam a ter suas ideias vistas como justificáveis, defendendo as revoluções que estavam por vir. Sob este ponto de vista, o povo europeu começa a ver as autoridades e monarcas que não se submetiam as leis, como tiranos.


De acordo com o historiador marxista britânico Eric Hobsbawm, esta primeira etapa do século XIX é considerada a Era das Revoluções, justamente pela propagação de ideais de liberdade por grupos organizados na Europa, que defendiam alguns pontos como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população. Ativistas de caráter nacionalista e liberal, influenciados pela Revolução Francesa, acirravam a revolução permanente. 
No mesmo momento, estavam ocorrendo movimentos importantes como guerras pela independência nacional das colônias na América Latina, entre outros levantes.

No que se refere aos países da Escandinávia, Grã-Bretanha e Países Baixos, ocorreram disputadas acirradas dentro dos parlamentos. Porém, no período entre os anos de 1815 e 1848, foram realizados conflitos contundentes na Era das Revoluções. Destes confrontos até 1829, os que se destacaram foram os movimentos liberais que organizaram levantes na região mediterrânea da Rússia. 


Manuella Tavares, nº 37
Menicacas, Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.