1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

21/09/2013

Jogo, sangue e manipulação




Notícia bombástica: menino de apenas 13 anos mata pai e mãe, ambos policiais treinados, dirige o carro da família tranquilamente até a escola, volta para casa após as aulas e só então comete suicídio.
Reação popular: "mas que notícia ridícula".
Matéria seguinte lançada na mídia: menino assassino jogava o jogo Assassin's Creed. Teria sido esse o motivo de sua violência?
Reação dos pais e mães brasileiros: "Meu Deus! Esses videogames estão estragando os jovens do mundo! Isso é uma praga!"
Reação dos outros 8 milhões de jogadores de Assassin's Creed pelo mundo: "mas que notícia ridícula."
Resposta da mídia: tirar a matéria do horário nobre.

A mania de pessoas mais velhas de culparem a juventude pelos males do mundo não é de hoje. A insistência de jogar a culpa de algo em nosso dia-a-dia sobre outra pessoa, instituição ou até mesmo um jogo virtual é algo presente na humanidade.
O caso do episódio acima é simples: uma manipulação do povo brasileiro, uma tentativa falha de explicar uma história cheia de falhas e possivelmente cercada de outros interesses políticos e o desespero para imediatamente "tirar o seu da reta".
Em pleno ano de 2013, o brasileiro já não deveria mais se submeter a ser enganado como tem sido. Deveríamos já ter aprendido a suspeitar de nosso governo eternamente corrupto, de nossa mídia eternamente interesseira. Infelizmente, as críticas aos jogos virtuais viraram foco de atenção após essa estratégia da mídia.
As pessoas querem respostas rápidas. Querem achar e punir culpados, sem pensar duas vezes sobre certo ou errado. O que é mais fácil: culpar um jogo de computador pelo assassinado de dois policiais, ou admitir a si mesmo que cada "boa noite" do Jornal Nacional é uma mentira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.