No dia 26 de janeiro de 2013 o Brasil inteiro sofreu com a tragédia ocorrida em Santa Maria, 236 jovens mortos foi o resultado de um incêndio na boate Kiss. A fumaça liberada pelo incêndio continha um gás tóxico, o cianeto, que é o subproduto da combustão do plástico, e foi esse gás que causou maior parte dessas mortes.
O cianeto impede a absorção do oxigenio pelas células e com isso causa asfixia e pode causar a morte em cinco minutos após a inalação. Além disso, esse gás permanece no organismo, continuando a impedir a oxigenaçao das células, por isso houve casos de vítimas que sobreviveram ao fogo e morreram depois ou precisaram de auxílio para respirar até que o cianeto saia completamente do organismo.
Esse mesmo gás foi utilizado por Hitler na Segunda Guerra Mundial nos campos de concentração nazistas para matar em massa. Uma das formas desse extermínio nas câmaras de gás era que o cianeto era liberado nos chuveiros, entao quando os judeus eram convocados para tomar banho, na verdade era para a morte.
Por causar uma morte rápida e letal, o cianeto já foi e ainda é muito utilizado como veneno para suicídios e homicídios. Os astronautas, por exemplo, carregam uma cápsula de cianeto em caso de houver algum problema sério e terem de abreviar o sofrimento de suas mortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário