1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

05/04/2013

Era Napoleônica

Após a Revolução Francesa, a Europa viveu um período complicado e intranquilo. A burguesia francesa vivia sobre ameaças de monarquistas e revolucionários radicais. Com isso, houve a necessidade de assumir um líder para "dar um jeito" no país. Assim, Napoleão Bonaparte foi escolhido, originando o Período Napoleônico, em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista. A Era Napoleônica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e pode dividir-se em três partes: 

1- O Consulado: O governo do consulado de Napoleão foi instalado após a queda do Diretório. Era um governo centralizado e controlado por militares. Novas instituições foram criadas, havendo uma recuperação econômica, jurídica e administrativa. Os ideais "liberdade, igualdade, fraternidade" da época da Revolução Francesa foram abandonados, e através de forte censura à imprensa a oposição ao governo foi desmanchada.

2- O Império: No período imperial, a França tornou-se um império e em 1804 Napoleão virou o Imperador. Com isso, Napoleão realizou várias batalhas para conquistar novos territórios para seu país. Nesse período a Inglaterra se opôs à esse governo pois via esse expansionismo e crescimento militar e econômico como uma ameaça. Também acreditavam que o governo francês poderia influenciar os outros países e assim criar uma rebelião, e assim criaram uma coligação para deter os franceses que era formada pela Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia.

3- Governo dos 100 dias: Napoleão foi derrotado pelos aliados, mas não definitivamente, pois volta à França com seu exército e reconquista o poder iniciando o Governo dos 100 dias. Após isso, Napoleão entra na Bélgica em junho de 1815, mas é derrotado por uma coligação anglo-prussiana na Batalha de Waterloo, pondo fim a era Napoleônica. Mas deixando assim, as ideias iluministas e expansivas.


Beatriz Nowill, nº 03
Menicacas, Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.