1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

05/04/2013

Revolução Francesa


A economia francesa estava em crise, com os altos preços na agricultura (devido as secas e inundações) e as dificuldades da indústria textil (concorrência com tecidos ingleses), a população estava na miséria. 
Para contornar a crise, o rei Luís XVI resolveu cobrar tributos ao povo (pois o clero e a nobreza não pagavam impostos) e convocou a Assembléia dos Estados Gerais para obrigar o povo a pagar esses tributos.
Em 1789, após a reunião da Assembléia no palácio de Versalhes, surgiu o conflito entre os privilegiados (clero e nobreza) e o povo. 
A nobreza e o clero queriam fazer o voto por ordem social, pois assim, juntos ganhariam contra o povo. O povo queria que o voto fosse individual, mas a nobreza e o clero nao concordavam. Isso fez com que o povo se revoltasse, saísse dos Estados Gerais e formaram a Assembléia Nacional Constituinte com a ideia de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. O povo queria a igualdade de todos perante a lei, acabar com os previlégios da nobreza e do clero e acabr com o absolutismo.
Em julho de 1789 houve "A queda da Bstilha", onde o povo invadiu a Bastilha (prisão) que representava o poder absoluto do rei (onde ficavam seus inimigos políticos).
Para acalmar o povo, o rei abolio os privilégios tributários do clero e da nobreza e a Assembléia Nacional Constituinte proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: (principais itens)
- O respeito pela dignidade das pessoas
- Liberdade e igualdade dos cidadãos perante a lei
- Direito à propriedade individual
- Direito de resistência à opressão política
- Liberdade de pensamento e opinião
O rei Luís XVI perdeu o poder e se uniu aos contra-revolucioários (queriam formar um exército para invadir a França e restabelcer a monarquia absoluta), entre eles Áustria e Prússia.
Em 1792, na Batalha de Valmy, o exército austro-prussiano invadiu a França, mas foi derrotado pelas tropas francesas. Essa vitória levou os revolucionários franceses a proclamar a República. Com a proclamação, a Assembléia Constituinte foi substituída pela Convenção Nacional.
Após muitos governos de Jacobinos e de Girondinos, Napoleão Bonaparte ganhou prestígio como militar. Em 1799, com o apoio da burguesia e do exército, Napoleão provocou um golpe conhecido como ''18 Brumário'', dissolvendo o diretório e estabelecendo um novo governo chamado Consulado.
Com isso ele consolidava as conquistas da burguesia dando um fim para a revolução.

Helena Amaral 
Menicacas, Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.