1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

04/04/2013

Linha do Tempo - A Era das Revoluções

1780- A Revolução Industrial
A década de 1780 foi o ponto de partida para a revolução industrial, e esta deu início a era das revoluções. Teve início na Inglaterra, mas se alastrou para o mundo inteiro e foi uma forte influencia, principalmente, na Europa.

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dela foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Com a introduçao das máquinas, a produçao industrial passou a ser mais eficiente e os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente e em maior escala, barateando o preço e estimulando o consumo. Mas vendo por outro lado, muitas pessoas perderam seus empregos por serem substituidos por maquinas e os operários trabalhavam em péssimas condiçoes, o que gerou muitas revoltas ao longo do tempo.
Todos notavam que essa revolução industrial estava transformando o mundo e nada poderia dete-la.



1789- A Revolução Francesa


A França não estava numa situação muito agradável, com o Antigo Regime em crise, além do Terceiro Estado que detinha poder econômico, pagava impostos que só traziam benefícios para a nobreza e também queria participar das decisões em seu país e isso motivou os ideais de uma Revolução, que consistiam nos dizeres: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
 A Revolução Francesa durou até 1799 e é considerada uma das maiores da humanidade e deu início a Idade Contemporânea. Como o absolutismo havia perdido sua força, aconteceu a queda da monarquia e grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.
Em agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e anunciou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.
Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder e organização as guardas nacionais. Estas recebem ordens dos líderes para matar qualquer oposicionista do novo governo. Muitos integrantes da nobreza e outros franceses de oposição foram condenados a morte neste período. A violência e a radicalização política são as marcas desta época, que foi chamada de ''Fase do Terror''.
Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário (9 de novembro de 1799) com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assume o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.
Podemos concluir portanto, que a Revolução Francesa foi um importante marco na história, pois significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução.


1815 - A Era Napoleonica 


Napoleão chegou ao poder em 1799 por meio de um golpe e, para isso, contou com o apoio de políticos burgueses do exército.
Napoleão contou também com circunstancias favoráveis.De sua parte, a burguesia desejava um governo forte o suficiente para impedir que os jacobinos ou os monarquistas reconquistassem o poder. Tudo isso facilitou o golpe de Bonaparte.Seu governo pode ser dividido em dois grandes períodos: o consulado e o império.
O governo era exercido por três cônsules, mas o poder de fato cabia ao primeiro-cônsul: Napoleão Bonaparte.A constituição manteve o regime republicano, mas grande parte do poder estava na mão do primeiro-cônsul.
Com seu enorme poder, Napoleão perseguiu e mandou prender os lideres de oposição e instituiu censura a empresa.Ao mesmo tempo, ele pós em pratica varias medidas que favoreceu os camponeses, trabalhadores urbanos e a burguesia, como por exemplo a distribuição de terras durante a Revolução Francesa, drenagem dos pântanos, construção de pontes e estradas e a diminuição do preço dos alimentos.O governo criou também o Banco da França.Para proteger a economia, aumentou os impostos sobre os produtos estrangeiros.Isso tudo aumentou a oferta de alimentos e de empregos nas cidades e acelerou o processo de industrialização na França.Napoleão melhorou também a educação e criou o Código Napoleônico.Esse código abolia definitivamente os privilégios do clero e da nobreza, protegia a propriedade privada e a igualdade de todos perante a lei e separava o casamento civil do religioso.
Todas essas medidas deram extremo prestigio a Bonaparte que aproveitou de sua extrema popularidade e fez um plebiscito e conseguiu tornar-se cônsul-vitalício. Dois anos depois, por meio de uma nova consulta, foi aclamado imperador.
Com o desenvolvimento industrial, a França logo seria uma forte concorrente no mercado europeu, fazendo com que a Inglaterra(maior potencia na época) se sentisse ameaçada.Em 1805, a marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, mas a esquadra inglesa saiu vitoriosa.Em menos de dois anos, a Áustria, Prússia e Rússia, que eram aliadas da Inglaterra foram dominadas pelo exercito napoleônico.
Para vencer a Inglaterra, Napoleão criou o Bloqueio Continental para enfraquecê-la, e assim, conquista-la. A Inglaterra na época, era o maior parceiro comercial de Portugal. Portugal vendia produtos agrícolas e a Inglaterra, produtos manufaturados. Vendo que não poderia parar de negociar com os ingleses, e temendo a invasão dos franceses, D.João VI junto com sua família e os nobres portugueses fugiram para o Brasil, transferindo quase todo o aparelho estatal para a colônia.

A Rússia também descumpriu o Bloqueio Continental e comercializou com a Inglaterra. Napoleão e seus homem marcharam contra a Rússia, mas foram praticamente vencidos pelo imenso território russo e principalmente, pelo rigoroso inverno. Além disso haviam conspirações de um golpe na França, o que fez Napoleão voltar rapidamente para controlar a situação.
Após esses fatos temos a luta da coligação europeia contra a França. Com a capitulação de Paris, o imperador foi obrigado a abdicar. 
Com a derrota para as forças da coligação europeia, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, no Tratado de Fontainebleau, porém fugiu no ano seguinte. Chegando na França foi recebido como herói, mas ficou no poder por apenas mais três meses pois foi derrotado definitivamente na Batalha de Waterloo, em 1815. Preso por seus inimigos,Bonaparte foi mandado para Santa Helena onde permaneceu até a morte, em 1821.





1815 - Congresso de Viena

Após ter a época napoleônica e junto as conseqüências, sociais, políticas, econômicas e bélicas, os países vencedores, como Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra fizeram um congresso em Viena para redesenhar as fronteiras entre as nações da Europa, e refazer os tronos para as famílias reais que haviam sido derrotadas.
Este congresso conhecido como congresso de Viena, foi feito no dia 1 de outubro de 1814 ate o dia 9 de junho de 1815, no período após a derrota da frança na época de Napoleão.

Um dos principais objetivos desse congresso era o restabelecimento da ordem na frança, e a busca da paz comum no velho continente.
Para a frança foi imposto que deveria pagar uma indenização de guerra e fazer um novo governo conservador sob as influencias do clero e da nobreza. A Áustria e a Prússia ganharam territórios da Alemanha e Itália.O congresso tentava equilibrar as questões sobre território entre as nações que perderam os territórios, para a frança. Foi adotado também o Instrumento de ação que a santa aliança, uma frente político militar que se formava pelos exércitos feudais, tinha poder para atuar sobre qualquer conflito que pudesse afetas as bases do antigo regime. A santa aliança tinha poder de intervir nas independências da America.O congresso foi liderado pelo austríaco klemens wanzel Von metternich, príncipe da Áustria, com o ministro de negócios estrangeiros e o barão. E a Prússia teve como representante o príncipe Karl Augustvon hardenberg e chanceler wihelm Von Humboldt. A Áustria representada por metternich, que era general chefe. A franca derrotada no fim dos conflitos foi representada por Charles Maurice de talleyrand perigord.

1830- Primeira Onda Liberal : Jornadas de Julho


Nos dias 27,28 e 29 de julho de 1830, conhecidos como tres dias gloriosos, o povo de Paris junto com as sociedades secretas republicanas, liderado pela burguesia liberal, foram contra Carlos X. 

As revoltas populares sucediam-se a tal ponto que a propria Guarda Nacional acabou por as apoiar. Apos lutas nas ruas parisienses, o ultimo Bourbon teve de partir para o exilio no comeco de agosto.  A alta burguesia instalou no poder o primo do rei, Luis Filipe de Orleans. Todas as faccoes da burguesia como industriais e comerciantes, haviam participado da luta contra o poder real e a velha aristocracia. 

A revolucao de 1830, na Franca, teve uma carater apenas liberal, isto e, antiabsolutista. Sua expansao para outras regioes da Europa, porem, assumiu tambem carater nacional, opondo-se as diretrizes do Congresso de Viena, que colocou varias nacionalidades sob o dominio de algumas potencias europeias. 


1848 - Segunda Onda Liberal ou Primavera dos Povos



As revoluções vistas anteriormente, principalmente a Revolução Francesa, lançaram ideais liberalistas, e após lançados esses ideais, uma grande parte da população europeia se voltou contra a monarquia gerando revoluções na qual as monarquias europeias se reuniram para tentar conte-las, no chamado congresso de Viena, também visto acima, que não foi bem sucessido, pois a ideia já havia se espalhado, e as novas correntes políticas que surgiam se mostraram decididas a acabar com o regime monárquico.
Um dos processos que impulsionou a população a defender o liberalismo, foi a crise econômica que ocorreu nos anos de 1846 a 1848, devido a uma sequencia de péssimas colheitas que ocasionou a elevação súbita no preço dos alimentos, gerando consequentemente a queda no consumo dos produtos industrializados que gerou a demissão de operários nos centros urbanos. Durante esses anos de crise a europa passou por um processo de estagnação que teria como consequência diversas revoltas, que ficariam conhecidas como “Primavera dos Povos”.Com as inúmeras demissões devido a crise, a população de operários e camponeses passam a exigir melhores condições de vida e de trabalho, e começam a defender o liberalismo. Fizeram uma série de levantes em oposiçao ao regime monárquico, alimentando ainda mais esse sentimento de mudança.Karl Max, pensador da época, publicou ao mesmo tempo em que ocorriam esses levantes, seu livro chamado de “Manifesto Comunista”, que defendia a mobilização dos trabalhadores e que alimentou ainda mais essa onda de oposiçao monárquica.Várias cidades europeias foram tomadas por esses levantes liberalistas. Apesar dos ideais românticos e das bandeiras coloridas em favor de uma sociedade mais justa, a “Primavera” nao conseguiu transformar toda a Europa, mas demonstrou a nova articulação política que estava sendo imposta por uma boa parte da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.