1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

05/04/2013

Resenha: Marés


Garrison, T.Um Convite para a Ciência Marinha, Belmont, 1998.


   Segundo o autor do texto, as marés, que podem chegar à metade da circunferência da Terra, são mudanças periódicas de curta duração na altura da superfície oceânica em um determinado lugar, causado pela combinação da força gravitacional da lua, do sol e do movimento da Terra.

   Ao longo de sua explicação, Garrison desenvolveu cada uma das causas das mais longas ondas existentes.

   Primeiramente, citou a lua e as variações das marés. A força gravitacional tende a influenciar a Terra e a Lua juntas, mas a inércia os mantém separados, e elas não se colidem porque estão em órbitas estáveis. As ações da gravidade e da inércia sobre as partículas estão em localizações diferentes na Terra. Nos pontos 1 e 2, a atração gravitacional da Lua excede significadamente a tendência do movimento de saída da inércia, e o balanço das forças faz com que a água se mova sobre a superfície da Terra convergindo em um ponto em direção a Lua. Nos pontos 3 e 4, a inércia que excede a força gravitacional, ou seja, a água se move sobre a Terra para convergir em um ponto oposto a Lua. Podemos entender melhor pela imagem que o autor nos mostra:





   Outra causa das marés também falada pelo autor, é o papel do Sol. A gravidade do sol também atrai partículas sobre a Terra, porém sua influência sobre as marés é de apenas a metade da influência da Lua. Pequenas saliências solares tendem a seguir o Sol através do dia, provocadas pela interação gravitacional e inercial da Terra com o Sol. E as posições de suas saliências também variam como aquelas saliências lunares. Apesar de a Terra girar em torno do Sol apenas 1 vez ao ano, a posição das saliências solares acima e abaixo do Equador muda muito menos que a posição das saliências da Lua. 
   
   Após situar a influência independente da Lua e do Sol, Garrison apresentou claramente a causa dos dois juntos também. O oceano responde simultaneamente a inércia da força gravitacional de ambos. Se a Terra, Lua e Sol estão alinhados, as marés lunares e solares serão aditivadas resultando na maior maré alta e na menor maré baixa. Mas se a Lua, a Terra e o Sol formarem um ângulo reto, a maré solar tenderá diminuir a maré lunar, porém como citado acima, a contribuição da Lua é mais do que duas vezes a do sol, portanto a maré solar não anulará completamente a maré lunar. 

   O texto nos mostra que as marés não são apenas longas ondas que vemos nas praias que aparecem por acaso e ajuda a compreendermos a origem delas, além de trazer informações técnicas para aqueles que se interessam pelo assunto, abordado de maneira clara e objetiva. 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.