1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

23/05/2013


O funcionamento das Impressoras a Jato 



Por Domiciano Corrêa Marques da Silva - Graduado em Física

Domiciano Corrêa nos mostra como podemos associar a física que aprendemos na escola com aparelhos do cotidiano
Conforme o artigo de Corrêa “alma” das impressoras a jato o cilindro de metal coberto com uma fina camada de material fotocondutor, que pode ser eletricamente carregado. Primeiramente explicou que ao ligar uma copiadora, o cilindro é carregado positivamente através de um fio que faz a retirada de elétrons. A superfície do material que está em contato com o metal adquire uma carga negativa e permanece carregada enquanto estiver no escuro. Se uma parte for iluminada, ela perde a carga superficial, tornando-se eletricamente neutra naquela área.
O autor explicou também que as copiadoras iluminam a página a ser copiada com uma luz muito intensa. A imagem da página é projetada para a superfície do cilindro por meio de um sistema de lentes. Assim, as partes mais iluminadas perdem carga elétrica enquanto as partes menos iluminadas permanecem carregadas com cargas negativas, conseguindo uma imagem eletrostática da página.
Continuando a explicação sobre o processo de cópia, o cilindro recebe uma fina camada de um pó também muito fino carregado negativamente. Nas partes do cilindro que tiverem sido carregadas, o pó fino fixa-se em razão das forças de atração elétrica. O pó é chamado de toner e forma na superfície do cilindro uma imagem igual a que foi projetada inicialmente pelo sistema de lentes.
Corrêa explica o ultimo passo: a transferência da imagem para o papel. Isso é feito carregando o papel com cargas positivas antes que ele entre em contato com o cilindro. Por fim, prensa-se o papel contra o cilindro, fazendo com que o toner seja transferido para sua superfície. E, por último, a fim de fixar o toner no papel, aquece-se o papel até a temperatura de fusão do toner, quando novamente o papel é prensado por dois rolos metálicos. Assim, a imagem fica permanente no papel.


Domiciano nos apresenta em seu texto informações sobre a impressora, essa máquina na qual tem grande importância em nosso dia a dia, de maneira direta e clara que ajuda a compreender facilmente o funcionamento dela por meio da física.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.