Em nossa resenha de hoje falaremos sobre o artigo "Funcionamento do chuveiro elétrico", escrito por Marco Aurélio da Silva,membro da equipe do site Brasil Escola.
O autor começa o artigo explicando o que é um "chuveiro", dizendo que é um aparelho de terminação de rede de água que possui pequenos orifícios por onde sai essa água, permitindo que as pessoas se molhem. Logo após, no mesmo parágrafo, ele explica o porquê do uso do chuveiro, dizendo que é usado para banhar-se. A partir desse parágrafo contendo informações quase óbvias para toda a população, ele acaba a introdução e começa um parágrafo explicando a história do chuveiro, que já não é algo tão óbvio assim, mostrando ao leitor que o chuveiro é muito antigo, sendo retratado em pinturas e vasos na Grécia antiga e também no Egito, e mostra também que no Brasil o chuveiro foi introduzido na década de 1940.
Nos dois parágrafos seguintes o autor foca no tema do artigo ("Funcionamento do chuveiro elétrico"), explicando de uma maneira muito complicada para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto,dizendo que o chuveiro é composto de dois resistores, que é um fio espiralado feito de metais que possibilitam um aquecimento rápido e prático, um de alta potência e outro de baixa potência de aquecimento, e um diafragma de borracha. Os resistores ficam fixados no interior do chuveiro. Para selecionar o tipo de banho que se deseja tomar, existe na sua parte exterior uma chave seletora que é capaz de mudar o tipo de resistência, aumentando ou diminuindo a potência do chuveiro e, consequentemente, a temperatura do banho. A água ao circular pelo chuveiro pressiona o diafragma de borracha, este por sua vez aproxima os contatos da resistência aos contatos energizados, situados no cabeçote do aparelho. Assim, a água ao passar pelos terminais do resistor quente se aquece, tornando o banho bem quentinho e agradável.chuveiro elétrico
Nos dois últimos parágrafos o autor explica alguns dos itens complicados citados no parágrafo que contém a explicação. Ele explica o que é resistência elétrica, dizendo ao leitor que é a capacidade de um corpo de se opor à passagem da energia elétrica, e em seguida conta uma curiosidade,mostrando o cálculo do mesmo, que é feito a partir da Lei de Ohm e sua unidade no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o ohm (Ω).ue
O autor também explica o que são resistores, ele diz:"Os resistores são feitos de material condutor. Esses materiais, quando percorridos por uma corrente elétrica, se aquecem provocando um fenômeno denominado de efeito joule. Esse efeito deve-se aos milhões de choques dos elétrons contra os átomos do condutor. Em virtude desses choques, a energia cinética do sistema aumenta. O aumento dessa energia se manifesta através do aumento da temperatura do condutor, ou seja, aumento da temperatura da resistência."
esse artigo é de fácil compreensão até para aqueles que não entendem nada sobre o assunto porem o autor oscila em algumas ocasiões, utilizando uma linguagem formal em algumas partes como na explicação, e uma linguagem informal em outras partes, como em:"quentinho e agradável".
resistores
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário