1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

29/09/2013

Conflito na Síria

           Dentro do contexto da Primavera Árabe, desde 2010 a Síria está imersa em uma Guerra Civil em oposição ao presidente Bashar al-Assad, cujo governo tende para o autoritarismo. Porém, muito mais do que uma revolta contra a opressão política, o conflito sírio é, principalmente, um conflito étnico e cultural, pois o representante do país é um xiita alauíta, que toma decisões visando beneficiar essa facção religiosa, enquanto os grupos armados revoltosos são, majoritariamente, sunitas, e, portanto, sentem-se marginalizados diante disso.
 
         A comunidade internacional tem tido uma posição ambígua e cautelosa em relação ao conflito. Incialmente, norte-americanos e europeus pressionavam para que fosse tomada uma decisão semelhante a da Líbia, onde foi aprovada e apoiada a ação dos grupos armados para derrubar o regime ditatorial. Porém, alguns fatos recentes vêm gerando uma certa incerteza em relação a qual lado apoiar, temendo que os opositores possam acirrar ainda mais o regime, caso tomem o poder.
 
         Exemplo desses fatos tem-se o ataque químico realizado nos subúrbios de Damasco, na Síria em agosto, deixando milhares de mortos. Ainda não se sabe a autoria do ataque: a oposição acusa o regime de Bashar al-Assad, que nega e acusa os rebeldes. Diante disso, Barak Obama passou a defender uma intervenção militar no país e o comitê executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq)  aprovou o plano sírio para entrega de armas. Logo após essa decisão, a ONU tomou a primeira resolução sobre a Síria desde o início da guerra civil, a qual exige a erradicação das armas químicas do país, mas não ameaça o presidente sírio ,com uma ação militar automática, caso seu governo não cumpra a determinação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.