Características
O carro é todo de
madeira, coberto com placas de aço. Era alto o suficiente para conseguir andar
nas estradas precárias da época.
Até 1914, o Ford
T era fabricado na cor que o consumidor queria. A partir de 1915, para cortar
custos, o carro passou a ser produzido apenas na cor preta, tal situação foi válida
até 1926. Por este fato a frase de Henry Ford se tornou conhecida: "O
carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto." Isso só
aconteceu pois Ford tinha o objetivo de deixar o carro mais acessível, com
qualquer pessoa podendo comprá-lo, o seu preço era baixo e a quantidade de
parcelas possíveis grande, o que aumentou cada vez mais a demanda.
A velocidade máximo
que o motor do Ford T consegue atingir é 75 km/h. Para abastecer o carro, era
necessário retirar o assento do passageiro da frente, pois é lá que fica o
tanque de combustível.
O acelerador
ainda não era um pedal, mas sim uma alavanca junto com o volante, formando par
com outra. As duas alavancas posicionadas de lados opostos, formavam a figura
parecida com a de um bigode, o que levou o Ford T ser chamado, no Brasil, de
Ford de Bigode. Quando o nome começou a ficar popular, os modelos fabricados no
Brasil passaram a ter a figura de um bigode junto com o logotipo da Ford.
História
Em 1908, a Ford
lança no mercado dos Estados Unidos, o seu Modelo T, um veículo confiável,
robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente barato.Qualquer um era
capaz de dirigi-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico.
A fabricação
desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford,
inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de
costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série,
revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado
para a manufatura,
Pode-se afirmar
com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento,
pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com
desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso
e caro.
Com estas inovações,
em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um
carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de
vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que
movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um
executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro
ficava pronto a cada minuto.
Em conseqüência,
o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado.
E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade
custava US$ 850;; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia
despencado para US$ 290.
Por estas razões,
o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada sua
fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919, a
Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do
carro e do caminhão dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que
circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países
distantes como Turquia e Etiópia.
A produção do
Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia
para apresentação do carro nº15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora de o
Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte
anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi
superado em 1972 pelo Fusca.
Alguns dados
interessantes sobre o Modelo T:
1 - Pode ser
considerado o primeiro carro “universal”, até o ano de 1957 mesmo não sendo
mais produzido, ainda representava 57% da produção mundial de automóveis. Foi
montado em vários países e tinha revenda em todos os continentes.
2 - Foi o carro
que tornou padrão o uso de direção do lado esquerdo em grande parte do mundo.
3 - A velha estória
de que o Modelo T poderia “ser encomendado de qualquer cor, desde que fosse
preto”, não é totalmente verdade. Na verdade a cor tinha que ser escura, por
secar mais rápido. Das mais de 15 milhões de unidades produzidas, 12 milhões
foram pretas, e as outras eram em verde, vermelho e azul eram tão escuras que dificilmente
distinguiam-se dos pretos.
4 - A primeira
picape produzida derivada de um modelo de série derivada do Modelo T, a T Runabout , em 1925. Havia também
um modelo TT com capacidade de carga de 1 tonelada.
5 - O seu motor
foi inovador: o primeiro quatro cilindros de bloco simples com cabeçote removível,
tinha 2,9 litros e 20cvs de potência, a velocidade máxima do carro era de cerca
de 70km/h e seu consumo variava entre 5 e 9 km/l.
6 - Durante os 19
anos em que esteve em produção, o carro só foi superado em unidades produzidas
pelo VW Fusca em 1972.(cerca de 21
milhões)
7 - Em 1999, 126
jornalistas de 32 países, escolheram o Modelo T como carro mais influente do século
XX.
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