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23/09/2013

Ford T

Características
O carro é todo de madeira, coberto com placas de aço. Era alto o suficiente para conseguir andar nas estradas precárias da época.

Até 1914, o Ford T era fabricado na cor que o consumidor queria. A partir de 1915, para cortar custos, o carro passou a ser produzido apenas na cor preta, tal situação foi válida até 1926. Por este fato a frase de Henry Ford se tornou conhecida: "O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto." Isso só aconteceu pois Ford tinha o objetivo de deixar o carro mais acessível, com qualquer pessoa podendo comprá-lo, o seu preço era baixo e a quantidade de parcelas possíveis grande, o que aumentou cada vez mais a demanda.

A velocidade máximo que o motor do Ford T consegue atingir é 75 km/h. Para abastecer o carro, era necessário retirar o assento do passageiro da frente, pois é lá que fica o tanque de combustível.
O acelerador ainda não era um pedal, mas sim uma alavanca junto com o volante, formando par com outra. As duas alavancas posicionadas de lados opostos, formavam a figura parecida com a de um bigode, o que levou o Ford T ser chamado, no Brasil, de Ford de Bigode. Quando o nome começou a ficar popular, os modelos fabricados no Brasil passaram a ter a figura de um bigode junto com o logotipo da Ford.

História
Em 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente barato.Qualquer um era capaz de dirigi-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico.
A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura,
Pode-se afirmar com segurança que a indústria automobilística começou a partir deste momento, pois, até então, fabricado artesanalmente, o automóvel ainda era visto com desconfiança pelos americanos. Não passava de um brinquedo barulhento, perigoso e caro.
Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto.
Em conseqüência, o custo de cada unidade caiu em relação aos concorrentes existentes no mercado. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade custava US$ 850;; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para US$ 290.
Por estas razões, o T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919, a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha. Em 1920, mais da metade dos veículos que circulavam ao redor do mundo eram modelos T e podiam ser vistos até em países distantes como Turquia e Etiópia.
A produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia para apresentação do carro nº15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Fusca.
Alguns dados interessantes sobre o Modelo T:
1 - Pode ser considerado o primeiro carro “universal”, até o ano de 1957 mesmo não sendo mais produzido, ainda representava 57% da produção mundial de automóveis. Foi montado em vários países e tinha revenda em todos os continentes.
2 - Foi o carro que tornou padrão o uso de direção do lado esquerdo em grande parte do mundo.
3 - A velha estória de que o Modelo T poderia “ser encomendado de qualquer cor, desde que fosse preto”, não é totalmente verdade. Na verdade a cor tinha que ser escura, por secar mais rápido. Das mais de 15 milhões de unidades produzidas, 12 milhões foram pretas, e as outras eram em verde, vermelho e azul  eram tão escuras que dificilmente distinguiam-se dos pretos.
4 - A primeira picape produzida derivada de um modelo de série  derivada do Modelo T, a T Runabout , em 1925. Havia também um modelo TT com capacidade de carga de 1 tonelada.
5 - O seu motor foi inovador: o primeiro quatro cilindros de bloco simples com cabeçote removível, tinha 2,9 litros e 20cvs de potência, a velocidade máxima do carro era de cerca de 70km/h e seu consumo variava entre 5 e 9 km/l.
6 - Durante os 19 anos em que esteve em produção, o carro só foi superado em unidades produzidas pelo  VW Fusca em 1972.(cerca de 21 milhões)
7 - Em 1999, 126 jornalistas de 32 países, escolheram o Modelo T como carro mais influente do século XX.


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