Escreveremos sobre o artigo “O formato dos planetas”, escrito por Adilson de Oliveira, professor na Universidade Federal de São Carlos, e é uma resposta a pergunta de um leitor do site CH (Ciência Hoje).
O autor inicia a sua obra sendo objetivo e respondendo a pergunta feita ao leitor, explicando que a forma esférica dos planetas é determinada pela força gravitacional que age sobre as nebulosas (nuvens de poeira de vários elementos químicos presentes na Terra). Aprofundando o tema para esclarecer mais o leitor, o autor mostra que as nuvens que formam os planetas e estrelas tem uma rotação inicial e essa rotação faz com que a nuvem se condense mais e aumente a sua velocidade de rotação formando um disco de gases e poeira, com maior concentração no centro, e ele assemelha isso a uma bailarina, que aumenta sua velocidade de giro quando dobra os braços. Citando esse exemplo o autor leva a uma melhor compreensão da explicação, ajudando o leitor.
A nebulosa se torna um foco por um momento do artigo, citando as áreas da nebulosa, passamos a saber que o Sol se forma no centro, onde há mais concentração, e que em outras áreas a condensação de matéria forma os planetas
O autor aborda outro subtema explicando um pouco ao leitor sobre a força gravitacional, essa divisão de temas dentro do artigo é importante para a clareza do texto, então ele explica que a força gravitacional não depende apenas da massa dos corpos mas também do inverso do quadrado da distância entre eles, ou seja, quanto mais próximos dois objetos estão, maior a intensidade dessa força.
A conclusão se passa no último parágrafo, onde é desfeita a ideia de que os planetas são perfeitamente esféricos, pois por causa da rotação dos planetas ele se tornam achatados nos polos, e a forma perfeitamente esférica não aparece em corpos menores como as luas Fobos e Deimos de Marte que apresentam formas alongadas.
A linguagem e explicação objetivas se tornam armas do autor para atrair o leitor e conseguir esclarecer a duvida dos que não entendem muito sobre esse assunto, que é de muita importância, e também desperta muita curiosidade. Em certos momentos o autor utiliza uma linguagem formal, porém, com o uso de subtemas explica cada item ou palavra que não seja de total compreensão do leitor.
O autor ajuda e muito o leitor,pois com base em comentários e experiência própria por ter lido o artigo, sabemos tudo sobre o tema e isso esclareceu nossas duvidas, pois não conhecíamos tal explicação sobre o formato dos planetas.
DE OLIVEIRA, Adilson. O formato dos planetas. Disponivel em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/294/o-formato-dos-planetas/?searchterm=O%20formato%20dos%20planetas>. Acesso em: 22/03/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário