Choque elétrico no corpo humano
Este artigo é parte do livro Instalações Elétricas Sem Mistérios, publicado em 2005 (última edição).
O nosso corpo humano é capaz de conduzir correntes elétricas. Acontece que o nosso sistema nervoso também funciona a partir de correntes elétricas e qualquer outra corrente externa que atinga nosso corpo,causará 'interferências' no nosso sistema,podendo nos trazer danos de diversos níveis.
Também podemos associar esses danos a lei de Ohm que diz que o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão e inversamente proporcional ao da resistência elétrica.
EFEITOS DA CORRENTE NO ORGANISMO HUMANO
100 µA a 1 mA - limiar da sensação
1 mA a 5 mA - formigamento
5 mA a 10 mA - sensação desagradável
10 mA a 20 mA - pânico, sensação muito desagradável
20 mA a 30 mA - paralisia muscular
30 mA a 50 mA - a respiração é afetada
50 mA a 100 mA - dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilação ventricular
100 mA a 200 mA - morte
200 mA - queimaduras severas
Obs: 1 µA (um microampère = 1 milionésimo de ampère)
1 mA (um miliampère = 1 milésimo de ampère)
Isolantes não são a imunidade contra o choque
Muitas pessoas acreditam que se estiverem usando algo de borracha (isolante) não levará choques,de certa forma é até verdade porém isso pode mudar..
No caso A) o indivíduo estava sem proteção estando em contato com uma corrente elétrica,sendo assim levando choque.
No caso B) o indivíduo esta sobre um isolante,seja ele um sapato ou um tapete, impedindo assim a passagem da corrente ao mesmo.
Para muitos termina ai, porém há um terceiro caso, onde o individuo está protegido, porém ele entra em contato com algum objeto que esta em contato direto com a torre, sendo este o meio de passagem para a corrente até o individuo
Qual o maior choque elétrico que uma pessoa pode suportar?
A situação dependerá tanto da voltagem (tensão) quanto da amperagem (corrente elétrica), destaca o médico internista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre André Luis Ferreira da Silva. O contato com uma tensão de 120 volts e uma corrente elétrica de mais de 20 miliampères já pode provocar parada respiratória. Porém, é a partir de um choque de 2 ampère que o indivíduo pode sofrer assistolia (ausência de batimentos cardíacos), informa o médico, também sócio da HTAnalyze, empresa que produz conteúdo científico na área da saúde. Para se ter uma ideia, a amperagem máxima de uma casa no Brasil costuma ser de 50 ampères. Ou seja, não bote o dedinho na tomada! O contato com uma tomada de 110 volts pode lhe dar uma descarga elétrica de 20 ampères, 10 vezes o necessário para que seu coração pare.
Referencia Bibliográfica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário