1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

17/06/2013

Análise sociológica do filme Avatar

O filme Avatar é relacionado com os conceitos de imperialismo e darwinismo social de varias maneiras.
O imperialismo foi fenômeno recorrente entre século XV e XIX, que parecia “dar” a alguns países o direito de dominar outras nações. Neste processo pessoas morriam e culturas eram destruídas, pois era aplicado o conceito de que a população que dominava era superior intelectualmente e em vários outros aspectos, aplicando-se assim o conceito de darwinismo social.
No filme, os seres humanos frente ao descobrimento do planeta Pandora, já se sentem na necessidade de dominar o novo território, movidos pela ideia de que sua ciência era a mais avançada e seus conhecimentos eram mais valiosos. Aqui estão, em si, os conceitos de imperialismo e darwinismo social.

Em Avatar, o soldado Jake Sully é enviado a Pandora com o objetivo de conhecer o povo e os costumes locais, para tornar mais fácil a dominação. Ele é inserido no corpo de um avatar que possuas todas as características de um Na’Vi , e colocado no habitat do povo em questão. Podendo assim se entrosar, ganhar a confiança do povo nativo para enfim conseguir extrair deles o Unobtainium. Demonstrando os conceitos do imperialismo.


Comentários – Darwinismo social hoje

01- Comentário de Talia Cócca Nóbrega Umbuzeiro
Está em expansão, no Brasil, uma cultura de ódio aos pobres, racismo, homofobia e regionalismo, que refletem a inquietação que alguns grupos, historicamente privilegiados, estão manifestando mediante a perda de poder que eles vêm sofrendo frente às conquistas socioculturais dos últimos anos.
As frases e atos infames de preconceito contra nordestinos, o espancamento sofrido por homossexuais e todos os casos de ódio e preconceito são exemplos do darwinismo social que se reflete nos dias de hoje.
Esse pensamento antigo e preconceituoso desses grupos possui base nos pressupostos de um darwinismo social, o qual afirma haver indivíduos mais evoluídos que outros na sociedade, seja em termos econômicos, culturais, étnicos ou de orientação sexual.
O preconceito atua cruelmente e discrimina indistintamente negros, pardos, mulatos, semitas, estrangeiros, gays, mulçumanos, protestantes e até mesmo os ateus.
Nesse caso o significado de preconceito está atrelado à ferocidade da sobrevivência humana e sobretudo na necessidade da dominação de um grupo sobre o outro, ou seja, tudo isso é fruto de um darwinismo social.
Um exemplo disso nos dias de hoje, é que aqui no Brasil, os nordestinos vêm para São Paulo a procura de empregos e de um melhor qualidade de vida, com isso, os paulistanos acabam se sentindo ameaçados por terem seus empregos “roubados”. O motivo que isso acontece é que os paulistanos se acham mais desenvolvidos tecnologicamente e também acham que são economicamente mais avançados, considerando-se superiores pela falta de conhecimento e pensarem que pelo fato dos nordestinos vindo São Paulo conseguir emprego, é porque eles são pobres e vivem em condições precárias. Assim percebemos que isso é mais um pensamento darwinista. O problema é que os paulistanos não percebem, que com a vinda dos nordestinos, São Paulo não seria o que hoje é, pois são eles que ajudam com a mão de obra, facilitando o desenvolvimento da mesma.

Com as fotos a seguir podemos ver ofensas relacionadas diretamente aos nordestinos, via internet.




02- Comentário de Priscila Palau Ribeiro
Há quem diga que darwinismo social é algo do passado, porém hoje é muito visível tal principio. A idéia de que em um desenvolvimento, exista uma parte que alcança um estagio superior e outra que é rotulada como inferior é vista em todo o mundo, principalmente com bases em preconceitos e estereótipos.
Infelizmente o ser humano desde sempre tem a inclinação de se comparar, tem também a necessidade de se colocar a frente e se sentir alguém melhor do que o próximo. Não escapa também, os que preferem "idolatrar" aqueles que se põem a frente e relacionam a si próprios "primitivos".
Um grande exemplo disso é algo totalmente presente em nosso cotidiano, a famosa frase: filmes americanos são muito melhores do que os filmes brasileiros. Não precisamos ir muito longe para achar pessoas que concordem com tal enunciado, alem disso nos mesmos nos inferiorizamos e não abrimos margem para realmente observar se temos ou não o tal "potencial" em questão.
Uma maneira pratica de observarmos isso é reparar com atenção nas programações dos cinemas locais.
Com uma breve pesquisa de filmes para essa semana , pude me deparar com sete opções diferente , onde apenas uma das opções estaria relacionada a um filme nacional. Sem contar que entre vinte e duas opções de horários para tais filmes, apenas cinco seriam para o brasileiro.
Somente por observar a programação, notamos um preconceito com nossa capacidade cultural. Porém isso talvez seja algo pequeno comparado a preconceitos raciais, homossexual, cotas e diversos assuntos que nos rodeiam. É triste saber que o darwinismo social foi tão presente na formação das coisas que conhecemos hoje e que a cada dia aumenta sua porcentagem nos assuntos atuais.

03- Comentário de Rafael Starnini Negreiros
O darwinismo social em si, se baseia na idéia de seleção natural proposta por Charles Darwin, onde, as relações entre os seres humanos são definidas por bases de evolução de cada tipo de pessoa no mundo, existindo características biológicas e sociais que leva a ter “pessoas melhores que outras”. Na época do imperialismo por exemplo, isso ocorre quando os ingleses dominam a Ásia e a África e os povos nativos são tratados como inferiores a eles, e a partir dai os ingleses começam uma missão para civilizar povos, que do ponto de vista deles, eram como animais, portanto, menos evoluídos.
Nos dias de hoje o darwinismo social continua aparecendo em destaque impregnado no preconceito. Apesar de sua forte participação na era dos impérios, podemos notar sua presença atualmente. Um exemplo de darwinismo social são as “cotas” para pessoas negras, pois o sistema da a entender que os brancos tem maior capacidade e portanto são superiores aos negros.

04- Comentário de Júlia Lima Manzo
Por incrível que pareça em pleno século XXI ainda são aplicados os conceitos de darwinismo social e imperialismo.
Quando vemos um grupo de punks atacarem violentamente uma pessoa só por ela ser homossexual, isso é um tipo de darwinismo social, pois esse grupo de pessoas se acha melhor, superior que os que não são heterossexuais. Um grupo de neonazistas que ataca negros, judeus, gays etc. Acha que a raça deles, a opção sexual, o estilo de vida, é melhor que o dos outros; e qualquer um que fuja do seu estilo deve ser perseguido.
Hoje em dia ainda existem negros que ganham um salário menor que o de um branco devido ao racismo que está enraizado na sociedade.
O imperialismo existente nos dias atuais é ideológico, dado como exemplo a influência dos Estados Unidos e da China, que, por mais que possuam meios militares para mostrarem-se superiores ao restante do mundo, exercem influencia principalmente através de sua economia e relações diplomáticas. Um bom exemplo disso é a quantidade de produtos chineses e americanos que invadem os mercados estrangeiros, e tanto usamos nos nossos dia a dia.

5 comentários:

  1. ô Julia Lima Manzo, ao identificar os Punks como segregadores e violentos, vc perdeu qualquer interesse de minha parte em ler o seu comentario, pq no mínimo vc está extremante mal informada com relação ao movimento Punk... Perdeu credibilidade. Nem vou perder meis meu tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O movimento punk é uma MERDA. E acabou. Não vou me prolongar pois não dicuto com babacas como você, Merdácia.

      Excluir
  2. qual era o metal que os humanos procuravam no filme

    ResponderExcluir

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.