1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

18/06/2013

AVATAR: como o filme se encaixa nos conceitos de Darwinismo Social


AVATAR é uma história de ficção que se passa no ano de 2154, mas que não tem uma mensagem nada futurista, pelo contrario; a mensagem que o filme nos traz é que se o ser humano não restabelecer sua ligação com a natureza e passar a respeitá-la, o futuro será caótico.

O filme se passa em Pandora, um satélite com uma natureza exuberante, e também rico em um mineral muito valioso para os seres humanos, o unobtânium, que resolveria a crise energética do planeta. A essa altura, tudo que havia de natureza na Terra já teria sido destruído e os humanos buscavam colonizar outros planetas atrás de seus recursos vitais. Como a atmosfera de Pandora era tóxica aos humanos, foi criado o Programa Avatar, que consistia na criação de corpos híbridos de DNA humano e dos Na´vis, controlados remotamente através da mente de seus donos humanos. Através desses corpos, os homens chegariam até os nativos, usando como desculpa uma "missão civilizatória", e tentariam convencê-los a deixar seu lar para que pudesse ser explorado consensualmente.

O que não esperavam é que os nativos fossem tão apegados e ligados à natureza e ao seu lar. Diante da reação dos nativos, os Na’vi, os humanos declaram guerra e abrem fogo contra quem estava apenas defendendo o que é seu, sem piedade.

O filme também nos mostra, de uma forma bem direta, como nós, seres humanos, por ganância, enganamos e destruímos civilizações inteiras, seus costumes, etc. Ainda podemos ver a referencia que o filme faz com a época da colonização do Brasil, em que os portugueses usaram como desculpa a "missão" que tinham de civilizar os nativos índios para assim, explorarem suas terras e se aproveitarem das riquezas e recursos que o pais tinha a oferecer. Além disso, se aproveitaram da ingenuidade da população para escravizá-los, já que acreditavam na superioridade da raça branca sobre todas as outras. Isso é um exemplo da teoria de Darwinismo Social.

O Darwinismo  social é que cada cultura evolui perante seu próprio meio, adequando-se a realidade de sua nação, de seu país, do seu povo.  Seria a teoria  da  evolução  das  espécies  aplicada  à  sociedade. A teoria da evolução das espécies vem com o objetivo de explicar o surgimento e perpetuação de todos os seres do planeta. Segundo Darwin, as coisas não vem simplesmente do nada, contrariando a explicação teológica, e sofrem um processo de transformação ao longo do tempo refletindo os acontecimentos da realidade que os cerca.
________________________________________________________________________

Um exemplo de Darwinismo Social nos dias de hoje é a tese dos americanos de que a Amazônia não pertence ao Brasil e a nenhum país sul-americano. De acordo com o livro do  escritor David Norman, a América do Sul é formada por países irresponsáveis, cruéis e autoritários. E que a Amazônia estava presente em oito países ‘’diferentes e estranhos’’ que ele caracteriza como reinos de violência, de trafico de drogas e ignorância. Ele diz que somos povos sem inteligência e primitivos.
Este livro está sendo usado por crianças da terceira série, ou seja, as crianças estão aprendendo que a Amazônia pertence ao mundo, como pretexto de que a Amazônia é o ‘’pulmao’’ do mundo, e que por isso, pertence a todos.
Alguns livros nos EUA ao mostrar o mapa do Brasil, não mostram a Amazônia nem o Pantanal, alegando ser áreas internacionais.
Isso não passa de uma tentativa de ‘’invasao’’ do país, com o pretexto de ajudar o Brasil e o mundo. Mas na verdade todos sabemos que é apenas uma forma de ganhar dinheiro, do mesmo jeito que fizeram com o Iraque.


 Gabriel Barbosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.