1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

18/06/2013

Avatar e Darwinismo

O filme Avatar narra uma história passada num futuro,no século XXII, onde os humanos exploram o planeta Pandora. No entanto os nativos do planeta não permitem uma aproximação e travam uma guerra.
De um lado os militares, que querem invadir Pandora a força. Eles investem em armas pesadas, recrutam militares, e não se preocupam com a vida existente em Pandora. Do outro lado, os cientistas, que investem anos de pesquisa para entender os nativos, assim conseguiram saber que o corpo dos nativos, é mais forte que o corpo humano. Os cientistas criam o ‘avatar’, uma réplica do corpo dos nativos, feito sob medida para um humano.
Na fase final da criação de um avatar, um dos cientistas é assassinado,mas como ele possui um irmão gêmeo militar, o governo decide convidá-lo a fazer parte da missão,
utilizando o avatar que foi criado para o seu irmão.
Por ser militar, Jake tem a confiança do exército e a reprovação dos cientistas, mas mesmo assim encara a missão com entusiasmo, pois ele é um deficiente físico e vê no seu avatar a possibilidade de andar novamente, o que tornava a missão bastante motivadora.
Na primeira visita a Pandora, Jake foi atacado por uma fera, se perde do grupo e se vê obrigado a passar uma noite na floresta, após isso ele é atacado novamente pelas feras, mas desta vez é salvo por uma nativa que o vê com um bom coração. Jake é levado ao chefe dos nativos para ser ensinado os costumes locais. Infiltrado como um nativo Jake se vê num conflito interior, ele passa mais tempo em Pandora, vivendo em seu avatar e só retorna ao seu corpo humano enquanto dorme. Ele entende a importância da floresta para os nativos e conclui que não há nenhuma riqueza la. Jake se vê dividido, de um lado os interesses de sua espécie, de outro, uma vida equilibrada e saudável e um amor que acaba de surgir. Ele opta por defender a floresta partindo para uma guerra onde os nativos se defendem com arcos e flechas e os humanos atacam com armamento pesado, finalizando com a vitória dos omaticaymas ajudados por alguns humanos e forças da natureza.                                          

Assim podemos concluir que o filme Avatar está relacionado com o imperialismo, uma vez que presenciamos métodos de dominação característicos deste processo. Logo de inicio, verificamos a dominação cultural, quando são mandadas duas pessoas para Avatar, como objetivo de entender seu modo de vida, descobrir seus segredos e riquezas. Por outro lado, a dominação política, pois um dos enviados, passa a ter interferência nesta área. Para terminar, a dominação militar, quando o líder militante ordena a invasão no mundo Avatar, não tendo em conta perdas de vidas e destruição







Comentarios:

Altamiro Nostre

 A teoria de Charles Darwin foi uma construção de pensamento que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural. No entanto, algumas pessoas acreditavam (especialmente no século XIX) que a sociedade humana também ocorreria nesses moldes.

De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e, que, as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Geralmente, alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo, habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências como a arte por exemplo, e a raça da qual ela faz parte.Isso ficou claro na chamada Partilha do Mundo, aonde as grandes potencias europeias se juntaram para dividir os países de África e Ásia, em busca de novos mercados consumidores para sua demanda de produção industrial. Mas para justificar essa invasao nada pacifica em terras não muito conhecidas, foi dada a desculpa da humanização, de levar a sociedade à essas pessoas, CONSIDERADAS MENOS CAPAZES,INFERIORES aos brancos europeus e suas sociedades. Mal sabiam eles que a capacidade nem sempre é ligada ao dinheiro ou cor do indivíduo, mas muitas vezes ao que sua tradição diz mais alto em seu peito, afirmando que seus antepassados deixaram um legado, maior do que qualquer indústria europeia do século 19 pudesse julgar como inferior ou superior...


Egydio Pacheco

A partir de teorias, ocorrem desvios de interpretação graves,tendendo a sua própria opinião como a de Darwin,sobre a evolução das espécies.
Muitos debatem sobre o homem ser uma exceção perante essa teoria,a qual, afirma que a espécie evolui se consegue se adaptar ao meio, com isso , é deduzido que o homem seja uma exceção já que tem uma capacidade de adaptação enorme.
Uma forma de conciliar o darwinismo social aos dias atuais é no mercado de trabalho, onde, metaforicamente, o mais forte e o mais apto se sairá melhor perante aos outros.

Fernando Testsui

 A Cota na Federal e o Darwinismo Social 
As cotas alega metade (50%) das vagas nas faculdades federais para estudantes de escolas públicas, á negros, pardos e indígenas e a famílias que possuem renda de até um salário e meio. E o Darwinismo Social suge
re para as raças uma passagem para a universidade, seria como afirmar a inferioridade entres as raças, dizendo que os brancos tem mais capacidade que os outros; o fato de nascer pobre ou nascer negro,não deveria ser motivo para favorecimentos. Estudando em escola pública ou privada, tendo acesso a Universidade Federal ou a Universidade Privada (de qualidade ou não) nós é que devemos angariar meios para busca do próprio sucesso, profissional e pessoal. Se fosse para ter cotas, são para aquelas pessoas que vivem na pobreza, onde realmente não tiveram a oportunidade para estudar.


Nicolas Muniz

O conceito de darwinismo social vem da tentativa de aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. A explicativa da grande diversidade entre as espécies é explicada pela teoria da seleção natural de Charles Darwin. Cada civilização evoluiu de acordo com sua cultura, com seus meios. Nos dias atuais, nordestinos vão a são Paulo buscando novas oportunidades de trabalho fazendo com que os moradores locais sintam que está tendo seus trabalhos ocupados, o mesmo acontece com imigrantes mexicanos nos EUA. Uma conseqüência desse conceito é a situação atual africana, o continente africano ainda sofre devido às ações passadas dos europeus, mesmo esse não sendo o único motivo da pobreza da África.


Gabriel Tomita

Está ficando comum, nos dias de hoje, vermos casos de agressões a diferentes grupos de pessoas, como por exemplo, agressões a homossexuais, negros, moradores de rua, nordestinos. Essas pessoas cometem essas agressões por entenderem que são superiores aos outros, infelizmente podemos perceber traços do darwinismo social que é uma teoria ultrapassada e que já deveria ter sido superada. O darwinismo social prevê uma superioridade entre as raças, o que todos já sabem ou deveriam saber que não é uma verdade. Outro exemplo que demonstra esses traços do darwinismo social na sociedade atual são as diversas tentativas dos EUA em impor sua politica, economia e seu poderia militar em alguns países do Oriente Médio em busca do monopólio do petróleo, que acham que pelo fato de serem mais desenvolvidos são superiores a esses países e podem domina-los. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.