1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

19/06/2013

Avatar, imperialismo e darwinismo social

Avatar, um filme futurista, que passa uma imagem que deveria não existir mais no futuro, que é o imperialismo, a dominação de outros povos por serem considerados inferiores e selvagens. A invasão de Pandora, planeta dos Na'vi (nativos de Pandora), pelos humanos é dada por um motivo, a presença de uma matéria prima que acabaria com os problemas energeticos da Terra, o unobtanium. Para isso, os humanos utilizam-se de um programa que leva a mente dos humanos ao corpo fisico de um Na'vi, e assim, esse "humano" tenta se infiltrar na sociedade Na'vi para fazê-los deixar sua terra para que elas possam ser exploradas pelo humanos. Esse modo de abordagem dos humanos nos leva a um tempo em que os paises africanos, que eram considerados inferiores, eram invadidos por europeus que se diziam numa missao civilizadora mas na verdade só queriam mais recursos naturais. Esse darwinismo social praticado pelos humanos em relação aos Na'vi e o argumento de missão civilizadora não conveceram os Na'vi a deixarem suas terras, entao eles lutaram contra os humanos e venceram, foi uma luta contra o imperialismo, e para vencer o imperialismo, os Na'vi tiveram muitas armas, e a melhor delas foi a união, motivada pela paixão dos Na'vi por suas terras.

comentarios:
Blake Roberts
Os homossexuais sofrem com o darwinismo social que os heterossexuais querem impor, por esses heteros se considerarem superiores aos homossexuais, isso nao faz nem um pouco de sentido pois todos os seres humanos sao iguais, todos são racionais, e é por isso que nao se deve criticar os homossexuais e nem acreditar que os heterossexuais sao superiores. Esse darwinismo social contra homossexuais é cometido por um numero pequeno de pessoas, que nao respeitam a liberdade de pensamento e expressão.

Leonardo Manhani
um exemplo de darwinismo social e imposição de cultura atualmente é o darwinismo contra os nordestinos, e um exemplo disso é o tratamento ao nordestino no estado de são paulo e outros lugares que se consideram superiores a região do Nordeste, nesses lugares os nordestinos recebem apelidos agressivos e são ironizados por sairem de sua cidade natal para buscar uma vida melhor nas capitais do Sudeste, mas isso nao quer dizer que o Nordeste é inferior, cada região tem uma caracteristica principal, as praias nordestinas sao mais bonitas que as paulistas, entre outras coisas. Outro caso importante a ser abordado é o pré julgamento do nordestino que vem trabalhar no sudeste, o empregador acha que o nordestino nao tem função e o coloca para trabalhar em condições absurdas e ganhando uma miséria. Temos que mudar esse pensamento, vamos ser mais patriotas do que regionalistas, pois todos somos iguais perante a lei e perante todos os seres humanos.

Bernardo Martorelli
O Darwinismo social trabalha na sociedade atual até mesmo em formas sutis. Para arrumar um emprego e "construir uma vida" hoje , é praticamente fundamental ter um diploma em alguma faculdade para poder ser contratado.Seria um Darwinismo social excluindo pessoas sem diploma pois elas seriam menos capacitadas para o trabalho do que pessoas que fizeram um curso superior numa faculdade conhecida

Gabriel Monteiro
Muitos pensam que o darwinismo social é algo que ficou no passado, mas isso não é verdade. Nos dias atuais, podemos notar inúmeros indivíduos que se utilizam dessa teoria para justificar ações. Um exemplo muito marcante aqui mesmo no Brasil é a descriminalização dos nordestinos por parte dos paulistas. Muitas pessoas que vêm do Nordeste para trabalhar em São Paulo sofrem muito com a violência e são insultadas. Essas ações são justificadas pelos paulistas dessa forma, pois se acham superiores aos nordestinos e não aceitam que esses, por sua vez, ocupem cargos de emprego. Essa sensação de superioridade em relação ao outro é um pensamento do darwinismo social, pois coloca outro em posição de inferior. 

Outros exemplos recentes de darwinismo social são: a descriminalização do indígena, invasões do EUA no Afeganistão e Iraque, práticas de racismo, xenofobia e qualquer outro tipo de preconceito que classifique o outro como inferior. Com isso podemos observar que o darwinismo social ainda está muito presente hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.