1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

23/09/2013

espionagem norte-americana

     
        Nos últimos meses, o mundo ficou abalado com as denúncias envolvendo o governo dos Estados Unidos em escândalos de espionagem com o Brasil e até a própria população norte-americana. O assunto tem sido tratado como inédito, mas tal ato é comum desde os tempos da Guerra Fria.
 
          Na luta entre o capitalismo americano e o socialismo soviético, a espionagem tinha como principal objetivo desvendar assuntos relacionados a estratégias e planos militares e pesquisas relacionadas a armamentos nucleares. Após os incidentes do 11 de Setembro de 2001 em território dos EUA, a CIA (Agência de Inteligência Central) intensificou suas investigações e passou a, além de investigar governos, monitorar populações inteiras que eram vistas como “ameaças à segurança nacional”.
 
            Após a declaração de um ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional), Edward Snowden, de que o Governo estava interceptando e-mails de países europeus, sul-americanos e da população de seu próprio país, por meio de um programa governamental chamado PRISM, o mundo se surpreendeu novamente. Snowden afirma que fez tal denuncia por não querer viver em um mundo onde as liberdades individuais estivessem ameaçadas, e acredita que a população precisa saber de tudo o que o governo faz para ajudá-la e também para prejudicá-la, já que isso é um ato de invasão de privacidade.
 
 
 O Brasil foi um dos países mais investigados, tendo como alvo a presidente Dilma Rousseff, parte da população e empresas como a Petrobrás. Nesse caso, a espionagem foi feita sob interesses econômicos, pois, ao adquirir certas informações sigilosas, os EUA podem tirar grandes vantagens em transações econômicas relacionadas ao petróleo brasileiro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.