1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

23/09/2013

Tríplice Entente e Tríplice Aliança

Esse processo de alianças entre os países se deu em meio a um contexto histórico na época de muita tensão. As antigas grandes potencias como, Grã-Bretanha e França, com seus vastos impérios vinham sofrendo a concorrência de novas forças como Alemanha e Itália, recentemente constituídos estados unificados, conquistando cada vez mais uma parte importante do mercado mundial.

Rapidamente essa concorrência gerou conflitos, forçando os países de interesses comuns se juntarem, formando dois blocos distintos:

- Tríplice Aliança formada por: Itália, Áustria-Hungria e Alemanha.

- Tríplice Entente formada por: Rússia, França e Inglaterra.



A criação das alianças juntos com o contexto politico da época foram fatores determinantes para o inicio da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

A Tríplice Entente seria formada em 1907, justamente pelos principais rivais da Alemanha nas disputas por mercado e áreas coloniais. Caso ocorresse um conflito e a Alemanha saísse vitoriosa, poderia se tornar senhora do comércio internacional, país mais importante politicamente na Europa e ainda conquistar vários territórios coloniais, expandindo o seu império. Enfim, era o sonho máximo dos pan-germanistas, os simpatizantes de uma supremacia política e econômica alemã, apoiada ainda pelo velho Império Austro-Húngaro.

O conflito chega a um ponto que coloca a Itália a se unir à Entente a partir de um trato feito com a Inglaterra e do outro lado a Rússia tomada por crises sociais, agravadas pelos gastos e esforços das batalhas se retira do conflito mundial. Logo após sua retirada, a Rússia se vê em meio a uma onda revolucionária que toma conta de todo o país, o que mais tarde levará a criação da União Soviética. Logo, com a saída da Rússia da guerra e a entrada dos EUA, o conflito toma novos rumos, deixando a tríplice entente mais fortalecida e assim conseguindo acabar com o estado de imobilização que a guerra se encontrava. O desfecho da guerra se deu, em 1918 quando o Império Austro-húngaro e a Alemanha estavam completamente derrotados. No dia 11 de novembro a Alemanha assinava seu acordo de paz, aceitando as condições de rendição estabelecida pelos países vitoriosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.