1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

23/09/2013

Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para Você


            No dia oito de julho de dois mil e treze (08/07/2013) foi anunciado pelo governo o programa chamado “mais médicos” que consiste em diminuir o déficit de médicos em locais estratégicos como norte e nordeste do país. O objetivo do programa é abrir cerca de dez mil vagas para atuação exclusiva no sistema básico de saúde do norte e nordeste brasileiro, além de periferias de grandes cidades, e pelo interior do país.
            Na falta de médicos brasileiros para o preenchimento das vagas, estas serão abertas para estrangeiros diplomados na área da saúde. O ministro da educação Aluisio Mercadante anunciou que as vagas só serão abertas para médicos diplomados, em faculdades com duração de, no mínimo, seis anos (o mesmo tempo da formação brasileira), com conhecimentos da língua portuguesa, além de outros fatores.
 
           O anúncio do programa gerou polêmica por diversos fatores, e um deles é pelo fato dos participantes do programa que optarem pela licença provisória de ate três anos, não precisarem fazer o Revalida, exame que qualifica profissionais estrangeiros para atuação no mercado nacional.
O salário oferecido pelo programa, tanto para brasileiros como para estrangeiros, é variável de acordo com a cidade em que estes ficaram, e o custo de vida desta. Esse valor será pago pelo governo federal, porem ficará de cargo dos municípios participas se encarregarem da moradia e alimentação do participante.
 
            Parcela considerável dos estrangeiros participantes serão de origem cubana, e a polêmica surgiu pelo fato do pagamento indireto que a eles será feito, já que segundo muitos, em Cuba os diplomados vivem em regime de “semiescravidão” . Os salários deles serão pagos para o governo de Raúl Castro, e este ficará encarregado de redirecionar os pagamentos para os médicos. Em relação às criticas feitas, o governos afirmou que os médicos cubanos serão tratados como todos os outros médicos, tendo sua moradia e alimentação custeada pelos municípios. O Ministério Público do Trabalho afirmou que iria recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) alegando inconstitucionalidade no programa.

            Outra parte do programa que fez com que surgisse ainda mais polêmica foi o fato de junto com as medidas anteriormente citadas, a Presidenta anunciou que a partir de 2017 as faculdades de medicina terão os seis anos, e após o término deste período os médicos seriam obrigados há servir dois anos no SUS, assim totalizando oito anos de preparação para a formação.
            Em resposta a todas as criticas feitas, a Presidenta Dilma Rousseff alegou que o programa “mais médicos” foi criado ao ouvir a demanda da população; “O governo não pode ser surdo. Um governo tem de ouvir muito. E, além de ouvir, sabemos que o Brasil tem um problema sério na área da saúde. Por isso, nós fizemos o Mais Médicos”.
            Segunda a Presidenta, já foi provado que o medico fica na cidade que ele faz faculdade ou residência, assim ela ampliou o numero de vagas para a entrada na universidade de medicina na região norte e nordeste, além da obrigatoriedade de todas as faculdades ou universidades que disponibilizarem o curso de medicina, seja obrigada a ter residências como em: clinico geral, obstetrícia, pediatria e medicina da família.
            O Ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou o investimento de 7,4 bilhões de reais para a infraestrutura alem da construção de oitocentos e dezoito hospitais entre outras medidas que segundo ele beneficiaram a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.