1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

23/09/2013

Plano Marshall


          Ao fim da Segunda Guerra Mundial, vários países estavam completamente quebrados economicamente e suas cidades destruídas. As antigas potencias europeias pareciam ter a oportunidade de se reerguer por meio de uma economia mundialmente liderada pelos EUA, ou adotar as premissas do socialismo soviético.  A partir desse contexto o secretário de Estado George Marshall, criou um plano de investimento financeiro para a reconstrução dos países capitalistas. Esse investimento foi feito principalmente a partir de empréstimos. O plano pode ser entendido também como uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. Uma quantia de 17 bilhões de dólares seria liberada para que os países europeus reerguessem a sua economia.


George Marshall – ex-secretário de Estado dos EUA


Principais Objetivos:

- Reorganizar e recuperar a economia dos países capitalistas atingidos pela Segunda Guerra Mundial, aproximando suas relações com os Estados Unidos, principalmente pelas relações comerciais.

- Se posicionar contra os avanços do socialismo, presente na época principalmente no leste europeu.

- Reconstrução material dos países capitalistas atingidos pela Segunda Guerra.

          Como resultados do plano, grande parte dos países capitalistas conseguiu sua recuperação econômica  entre os anos de 1950 e 1960. Além disso, como Marshall já havia previsto, a relação dos Estados Unidos com esses países se tornou cada vez mais próxima e as exportações norte americanas para a Europa Ocidental aumentou, além de expandir a influencia politica dos EUA sobre a região. Junto dos resultados, o fortalecimento do capitalismo fica evidente no mundo o que torna cada vez mais fácil fazer frente ao socialismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.