1 2 3
Seja bem-vindo ao Vivaldiagem! Um blog onde encontrará textos, resenhas, artigos e muito mais!

11/11/2013

Fabricação Industrial de Alumínio



O alumínio é um metal que não é encontrado naturalmente na crosta terrestre, portanto é preciso ser fabricado. Para a obtenção do material, são necessários minérios, principalmente a Bauxita, com pelo menos 30% de Alumina (Al2O3), que é extraída por meio do processo Bayer.

1: Processo Bayer

Nesse processo, a bauxita é transformada em pequenos fragmentos, e misturada a uma solução de Hidróxido de Sódio (NaOH), formando NaAl(OH)4. Logo após, há a clarificação, que separa os resíduos que não foram solubilizados e os descarta. O NaAl(OH)4, na próxima etapa, é resfriado, ocorrendo a seguinte equação:




Na etapa final do processo, a calcinação, a alumina é desidratada, criando cristais puros, arenosos e brancos, o Óxido de Alumínio (Al2O3) e vapor d’água:



Após a criação do Óxido de Alumínio, ele é dissolvido em Criolita fundida (Na3AlF6) e Fluoreto de alumínio (AlF3). Com essa mistura é feita uma eletrólise e, na redução, é criado o Alumíno Metálico (Al). Tal processo também é conhecido como Processo de Héroult-Hall.


2: Eletrólise do Alumínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Código base por Thays Bueno, modificado por Emily Caroline. Tecnologia do Blogger.